Em qual idade posso fazer a cirurgia bariátrica?

Adolescentes e idosos podem se submeter ao procedimento, desde que haja acompanhamento médico adequado.

Quando se fala em cirurgia bariátrica uma das primeiras perguntas que vem à cabeça é a idade certa para se submeter ao procedimento. A resposta é simples: adolescentes e idosos podem fazer a cirurgia, desde que façam o acompanhamento correto. Para adolescentes entre os 16 e os 18 anos, a cirurgia bariátrica é possível quando o indivíduo tenha acompanhamento periódico de pediatras, endocrinologistas e cardiologistas, ou de outros especialistas no caso de uma doença associada. O mesmo serve para os idosos, para que a cirurgia bariátrica seja possível em pessoas acima dos 65 anos é necessário acompanhamento médico das doenças associadas à obesidade e do quadro geral do paciente.

A cirurgia bariátrica é indicada nesses casos porque ela traz mais saúde ao paciente. Através do controle do peso é possível prevenir uma série de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes e hipertensão. Há também a dúvida dos pais em relação ao desenvolvimento do filho após a cirurgia, devido a menor absorção de nutrientes. Pois já existem vários estudos que provam que jovens que se submetem a esse procedimento se desenvolvem mais do que aqueles que apresentam quadro de obesidade. Para que o procedimento alcance resultados satisfatórios e duradouros é preciso que os pais acompanhem todo o processo de adaptação dos jovens à nova realidade.

Para os idosos, o risco de complicações é maior a partir dos 65 anos, e por isso devem ser analisados caso a caso. A “reserva fisiológica” é menor em indivíduos com mais idade, o que pode ser um fator de risco em caso de complicações. Também há a necessidade de haver um acompanhamento nutricional, pois a diminuição do nível de absorção pode comprometer os níveis de massa magra, levando o indivíduo a uma série de problemas de saúde. Porém, com a diminuição dos riscos de doenças associadas à obesidade, a qualidade de vida e o ganho de saúde e bem-estar superam os problemas provocados pela obesidade.