É possível fazer o procedimento nesses três casos, desde que o indivíduo tenha um acompanhamento médico adequado.
Uma dúvida por parte de algumas pessoas é sobre a possibilidade de realizar a cirurgia bariátrica quando o indivíduo apresenta problemas como colesterol alto, diabetes e pressão alta. Em todos esses casos é possível realizar o procedimento, desde que haja o acompanhamento de um médico especialista e que estes níveis estejam sendo controlados. Com as taxas sob controle é possível realizar a cirurgia, e durante a recuperação monitorar e controlar esses níveis para que não haja riscos ao paciente.
A vantagem de realizar a cirurgia bariátrica é que esses males podem ser minimizados ou até extintos após o procedimento. Existem estudos e casos comprovados de pessoas que conseguiram a cura do diabetes, da hipertensão e outras doenças relacionadas à obesidade após se submeter a uma cirurgia bariátrica.
Vale ressaltar que essa cirurgia não é um procedimento estético, e sim um método de controle do peso que só deve ser indicada após um estudo detalhado da situação do indivíduo. A cirurgia só é recomendada para pessoas com índice de massa corpórea igual ou superior a 40, ou pessoas com IMC igual ou superior a 35 que apresentam doenças relacionadas à obesidade. O procedimento visa melhorar a qualidade de vida do indivíduo através da redução de peso e diminuição dos riscos para a vida e das doenças relacionadas à obesidade.
Fonte: Jornal Progresso